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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Violência e formação de expectativas: a percepção de professores sobre o futuro escolar dos seus alunos
Autor(es)/Inventor(es): Conceição, Lívia Maria Almeida da
Orientador: Castro, Rudi Rocha de
Resumo: Este trabalho utiliza dados das escolas municipais do Rio de Janeiro localizadas próximo de favelas para estudar como a violência que ocorre nas proximidades das escolas afeta as expectativas dos professores quanto ao futuro escolar dos seus alunos. A instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) em algumas favelas do município foi explorada como fonte de variação para violência. Os resultados mostram que professores de escolas próximas de favelas que foram pacificadas tem uma expectativa mais otimista em relação ao futuro dos seus alunos quando comparados aos professores de escolas próximas de favelas não pacificadas. Eles têm uma probabilidade significativamente maior de declararem que acreditam que quase todos os alunos concluirão o ensino fundamental, uma probabilidade significativamente maior de declararem que acreditam que quase todos os alunos concluirão o ensino médio, e uma probabilidade significativamente menor de declararem que acreditam que poucos alunos ingressarão no ensino superior.
Palavras-chave: Professores
Violência
Unidades de Polícia Pacificadora (UPP)
Escolas municipais
Estratégica empírica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

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