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http://hdl.handle.net/11422/4871
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Violência e formação de expectativas: a percepção de professores sobre o futuro escolar dos seus alunos |
Autor(es)/Inventor(es): | Conceição, Lívia Maria Almeida da |
Orientador: | Castro, Rudi Rocha de |
Resumo: | Este trabalho utiliza dados das escolas municipais do Rio de Janeiro localizadas próximo de favelas para estudar como a violência que ocorre nas proximidades das escolas afeta as expectativas dos professores quanto ao futuro escolar dos seus alunos. A instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) em algumas favelas do município foi explorada como fonte de variação para violência. Os resultados mostram que professores de escolas próximas de favelas que foram pacificadas tem uma expectativa mais otimista em relação ao futuro dos seus alunos quando comparados aos professores de escolas próximas de favelas não pacificadas. Eles têm uma probabilidade significativamente maior de declararem que acreditam que quase todos os alunos concluirão o ensino fundamental, uma probabilidade significativamente maior de declararem que acreditam que quase todos os alunos concluirão o ensino médio, e uma probabilidade significativamente menor de declararem que acreditam que poucos alunos ingressarão no ensino superior. |
Palavras-chave: | Professores Violência Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) Escolas municipais Estratégica empírica |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Unidade produtora: | Instituto de Economia |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Mar-2017 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Ciências Econômicas |
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