Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4962
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Nós não precisamos da grande mídia: o papel dos fanzines na divulgação do movimento punk de São Paulo no início dos anos 80
Author(s)/Inventor(s): Carreiro, Thaís de Carvalho
Advisor: Herschmann, Micael Maiolino
Abstract: Parte-se do pressuposto neste trabalho que o movimento Punk reconheceu nos fanzines um parceiro para sua disseminação e reconhecimento mundial nos meados dos anos 70, com a atuação do gênero no Reino Unido. No espírito do Faça Você Mesmo (em inglês, Do It Yourself ), a união da datilografia, recortes e colagens foi uma das formas que o gênero que chacoalhou o mundo da música com a ruptura de padrões da época encontrou para se expressar. A cultura dos fanzines fez a cena rodar com a divulgação de bandas, shows e moda. Os fãs saíram do exclusivo e limitado papel de consumidor e passam a estar diretamente envolvidos com o movimento, assumindo o papel ativo de produção de conteúdo mesmo que não estivesse envolvido propriamente com a cena – embrião da Internet colaborativa que é atual terreno dos fanzines.
Keywords: Punks
Aspectos sociais
Aspectos culturais
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 5-Dec-2014
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CARREIRO, Thais de Carvalho. Nós não precisamos da grande mídia: o papel dos fanzines na divulgação do movimento punk de São Paulo no início dos anos 80. 2014. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCarreiro.pdf14.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.