Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4962
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Nós não precisamos da grande mídia: o papel dos fanzines na divulgação do movimento punk de São Paulo no início dos anos 80
Autor(es)/Inventor(es): Carreiro, Thaís de Carvalho
Tutor: Herschmann, Micael Maiolino
Resumen: Parte-se do pressuposto neste trabalho que o movimento Punk reconheceu nos fanzines um parceiro para sua disseminação e reconhecimento mundial nos meados dos anos 70, com a atuação do gênero no Reino Unido. No espírito do Faça Você Mesmo (em inglês, Do It Yourself ), a união da datilografia, recortes e colagens foi uma das formas que o gênero que chacoalhou o mundo da música com a ruptura de padrões da época encontrou para se expressar. A cultura dos fanzines fez a cena rodar com a divulgação de bandas, shows e moda. Os fãs saíram do exclusivo e limitado papel de consumidor e passam a estar diretamente envolvidos com o movimento, assumindo o papel ativo de produção de conteúdo mesmo que não estivesse envolvido propriamente com a cena – embrião da Internet colaborativa que é atual terreno dos fanzines.
Materia: Punks
Aspectos sociais
Aspectos culturais
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 5-dic-2014
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CARREIRO, Thais de Carvalho. Nós não precisamos da grande mídia: o papel dos fanzines na divulgação do movimento punk de São Paulo no início dos anos 80. 2014. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCarreiro.pdf14.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.