Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4999
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A expansão internacional das marcas brasileiras e o caso Havaianas do Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Lois, Diogo Nunes
Tutor: Ferreira, Daniela Abrantes
Resumen: Nos dias de hoje, os ativos intangíveis tem representado uma grande fatia do valor criado pelas empresas. Sendo assim, a marca tem se tornado cada vez mais um ativo intangível crucial para a atração e criação de laços emocionais com clientes. Muitas organizações continuam a dar foco em produtos e serviços com características e técnicas limitadas, demonstrando grande incapacidade de diferenciar oferta e agregar valor. O crescimento das marcas brasileiras no cenário internacional por parte das corporações e a gestão das marcas têm, atualmente, representado um papel de importância para as empresas. Desde o final da década de 1980, vem-se observando a expansão de um conjunto de marcas brasileiras no exterior, valoradas por agências internacionais e potencializadas pelo efeito da globalização e das estratégias de internacionalização que essas empresas brasileiras vêm adotando. Este fenômeno permite que num futuro breve as organizações e marcas brasileiras possam integrar o grupo das marcas mais valiosas do mundo. O presente estudo, além da compreensão do processo de internacionalização das empresas brasileiras, do interesse envolvido na decisão de comercializar no âmbito internacional e o entendimento da força das marcas, mostrará o caso da Havaianas, empresa genuinamente brasileira da área do calçado – a São Paulo Alpargatas – que se tornou, ao acrescentar valor através da criação de uma marca forte, um dos maiores ícones brasileiros no mundo e os fatores em seu processo de internacionalização que a fizeram chegar tão longe.
Materia: Internacionalização
Comércio internacional
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2013
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DNLois.pdf366.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.