Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5024
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Identidade e consumo na internet: um estudo exploratório do comportamento consumidor nos sites de compras coletivas
Author(s)/Inventor(s): Mariz, Eduardo Guiomar de Aguiar
Advisor: Leite, Valdecy Faria
Abstract: O objetivo principal desse estudo exploratório é compreender como é construída a identidade digital do consumidor brasileiro em detrimento da diversidade de produtos a disposição para venda online e especificamente estudar o comportamento na utilização dos sites de compras coletivas, ferramenta disseminada no mercado atual que venho a se alvancar nos últimos dois anos. Primeiramente o tema foi levantado com respaldo de uma bibliografia acadêmica que enfatizou a conceitualização do homem pós-moderno, das relações sociais atuais e da conceitualização de identidade correlacionado com o tópico abordado. Em seguida procurou-se entender o funcionamento das vendas onlines amparadas por ambientes virtuais que são os verdadeiros responsáveis por criarem a imagem digital pretendida pelo indivíduo. Assim sendo foi estruturado um questionário que tem como pretensão validar as principais informações levantadas pelos principais autores relacionadas ao comportamento de consumo digital e a relação identidade, marcas. O estudo mostra coerências e contradições entre a identidade definida no mundo real e a identidade mostrada no mundo virtual, tudo isso relacionado a um processo de apropriação de significados culturais. Dessa forma essa nova mídia vem a ser uma fonte rica em informações para os especialista de marketing para tentar entender o comportamento dos consumidores pós-modernos.
Keywords: E-commerce
Pós-modernidade
Comportamento do consumidor
Comércio eletrônico
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Department : Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jul-2011
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EGAMariz.pdf481,16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.