Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5024
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Identidade e consumo na internet: um estudo exploratório do comportamento consumidor nos sites de compras coletivas
Autor(es)/Inventor(es): Mariz, Eduardo Guiomar de Aguiar
Orientador: Leite, Valdecy Faria
Resumo: O objetivo principal desse estudo exploratório é compreender como é construída a identidade digital do consumidor brasileiro em detrimento da diversidade de produtos a disposição para venda online e especificamente estudar o comportamento na utilização dos sites de compras coletivas, ferramenta disseminada no mercado atual que venho a se alvancar nos últimos dois anos. Primeiramente o tema foi levantado com respaldo de uma bibliografia acadêmica que enfatizou a conceitualização do homem pós-moderno, das relações sociais atuais e da conceitualização de identidade correlacionado com o tópico abordado. Em seguida procurou-se entender o funcionamento das vendas onlines amparadas por ambientes virtuais que são os verdadeiros responsáveis por criarem a imagem digital pretendida pelo indivíduo. Assim sendo foi estruturado um questionário que tem como pretensão validar as principais informações levantadas pelos principais autores relacionadas ao comportamento de consumo digital e a relação identidade, marcas. O estudo mostra coerências e contradições entre a identidade definida no mundo real e a identidade mostrada no mundo virtual, tudo isso relacionado a um processo de apropriação de significados culturais. Dessa forma essa nova mídia vem a ser uma fonte rica em informações para os especialista de marketing para tentar entender o comportamento dos consumidores pós-modernos.
Palavras-chave: E-commerce
Pós-modernidade
Comportamento do consumidor
Comércio eletrônico
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EGAMariz.pdf481.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.