Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5076
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Internacionalização de empresas: o caso Compera Ntime
Autor(es)/Inventor(es): Schechter, Flávio Costa
Tutor: Gutierrez, Margarida
Resumen: Com o objetivo de investigar o processo de internacionalização de empresas brasileiras, este trabalho apresenta as teorias econômicas e comportamentais relevantes para o estudo do tema, sendo as segundas o foco do trabalho. Posteriormente, é realizado um estudo de caso com a Compera nTime, uma empresa brasileira produtora de software, a fim de compará-lo com as proposições teóricas abordadas. Por fim, os resultados da pesquisa são comparados aos modelos teóricos econômicos e comportamentais, revelando um forte poder explanatório das proposições ligadas ao Modelo de Ciclo de Vida de Vernon, ao Paradigma Eclético de Dunning, ao Modelo de Internacionalização de Uppsala e, de maneira complementar, à corrente do Empreendedorismo Internacional.
Materia: Internacionalização - Empresas
Teoria econômica
Teoria comportamental
Empresas - Brasil
Empreendedorismo
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: ago-2009
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FCSchechter.pdf371.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.