Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5076
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Internacionalização de empresas: o caso Compera Ntime
Autor(es)/Inventor(es): Schechter, Flávio Costa
Orientador: Gutierrez, Margarida
Resumo: Com o objetivo de investigar o processo de internacionalização de empresas brasileiras, este trabalho apresenta as teorias econômicas e comportamentais relevantes para o estudo do tema, sendo as segundas o foco do trabalho. Posteriormente, é realizado um estudo de caso com a Compera nTime, uma empresa brasileira produtora de software, a fim de compará-lo com as proposições teóricas abordadas. Por fim, os resultados da pesquisa são comparados aos modelos teóricos econômicos e comportamentais, revelando um forte poder explanatório das proposições ligadas ao Modelo de Ciclo de Vida de Vernon, ao Paradigma Eclético de Dunning, ao Modelo de Internacionalização de Uppsala e, de maneira complementar, à corrente do Empreendedorismo Internacional.
Palavras-chave: Internacionalização - Empresas
Teoria econômica
Teoria comportamental
Empresas - Brasil
Empreendedorismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FCSchechter.pdf371.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.