Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5076
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGutierrez, Margarida-
dc.contributor.authorSchechter, Flávio Costa-
dc.date.accessioned2018-09-19T21:25:53Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:59Z-
dc.date.issued2009-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5076-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInternacionalização - Empresaspt_BR
dc.subjectTeoria econômicapt_BR
dc.subjectTeoria comportamentalpt_BR
dc.subjectEmpresas - Brasilpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.titleInternacionalização de empresas: o caso Compera Ntimept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoCom o objetivo de investigar o processo de internacionalização de empresas brasileiras, este trabalho apresenta as teorias econômicas e comportamentais relevantes para o estudo do tema, sendo as segundas o foco do trabalho. Posteriormente, é realizado um estudo de caso com a Compera nTime, uma empresa brasileira produtora de software, a fim de compará-lo com as proposições teóricas abordadas. Por fim, os resultados da pesquisa são comparados aos modelos teóricos econômicos e comportamentais, revelando um forte poder explanatório das proposições ligadas ao Modelo de Ciclo de Vida de Vernon, ao Paradigma Eclético de Dunning, ao Modelo de Internacionalização de Uppsala e, de maneira complementar, à corrente do Empreendedorismo Internacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FCSchechter.pdf371.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.