Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5076
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Internacionalização de empresas: o caso Compera Ntime
Author(s)/Inventor(s): Schechter, Flávio Costa
Advisor: Gutierrez, Margarida
Abstract: Com o objetivo de investigar o processo de internacionalização de empresas brasileiras, este trabalho apresenta as teorias econômicas e comportamentais relevantes para o estudo do tema, sendo as segundas o foco do trabalho. Posteriormente, é realizado um estudo de caso com a Compera nTime, uma empresa brasileira produtora de software, a fim de compará-lo com as proposições teóricas abordadas. Por fim, os resultados da pesquisa são comparados aos modelos teóricos econômicos e comportamentais, revelando um forte poder explanatório das proposições ligadas ao Modelo de Ciclo de Vida de Vernon, ao Paradigma Eclético de Dunning, ao Modelo de Internacionalização de Uppsala e, de maneira complementar, à corrente do Empreendedorismo Internacional.
Keywords: Internacionalização - Empresas
Teoria econômica
Teoria comportamental
Empresas - Brasil
Empreendedorismo
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Aug-2009
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FCSchechter.pdf371.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.