Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5349
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O Serviço Social na educação: a inserção dos assistentes sociais em escolas públicas do município do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Manima, Joyce Souza dos Santos
Orientador: Moreira, Elaine Martins
Resumo: Discute o Serviço Social na educação, destacando a inserção dos assistentes sociais nas escolas públicas do município do Rio de Janeiro. Relata a importância deste profissional dentro da escola e como este poderá contribuir, a partir de suas competências e atribuições profissionais, para a garantia dos direitos sociais da criança e do adolescente, diante dos desafios postos a instituição escolar que sofre implicações oriundas do ideário neoliberal que repercute na sua estrutura e funcionamento, sendo atualmente palco das mais diversas manifestações da questão social que interferem de forma negativa no desempenho escolar dos alunos. No final do trabalho dá-se ênfase na experiência do PROINAPE (Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas), um programa composto por assistentes sociais, psicólogos e professores que são encaminhados para as escolas com problemas de baixo índice de desempenho escolar e/ou evasão escolar para que através de uma intervenção multiprofissional, a referida equipe traga respostas que possam amenizar nas demandas postas pela instituição. Considerando que para uma intervenção mais efetiva é de extrema importância a ação interdisciplinar contínua dentro das escolas, por isso a necessidade da aprovação do projeto de lei 3688/2000, na qual dispõe sobre a inserção de assistentes sociais e psicólogos no quadro de funcionários das escolas públicas de educação básica, pois permitirá a estes profissionais conhecer melhor a realidade da instituição, dos alunos e suas famílias e assim, buscar articulação com outras políticas sociais, quando necessário, a fim de oferecer melhor resposta as demandas apresentadas, compreendendo que essa estratégia de intervenção poderá também contribuir para efetivação do direito ao acesso e permanência do aluno na escola pública de qualidade.
Palavras-chave: Assistentes sociais
Educação
Escola pública
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO
Departamento: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Nov-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MANIMA, Joyce Souza dos Santos. O Serviço Social na educação: a inserção dos assistentes sociais em escolas públicas do município do Rio de Janeiro. 2015. 91 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
URI: http://hdl.handle.net/11422/5349
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSSManima.pdf859,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.