Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5682
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Clandestinas: feminização da pobreza e o discurso criminalizador da mulher na América Latina
Autor(es)/Inventor(es): Carneiro, Raiza Javarini
Orientador: Carvalho, Salo de
Resumo: O presente trabalho monográfico tem como o objetivo analisar a relação entre o processo de feminização da pobreza e a criminalização da mulher no Brasil e na América Latina, de forma a verificar se a feminização da pobreza pode constituir um dos fatores que influenciam na criminalização feminina. Através de apontamentos bibliográficos sobre a produção do discurso que criminaliza a mulher e as relações de classe que o constituem, buscamos traçar um panorama do discurso criminalizador feminino enquanto produto do desenvolvimento capitalista, o qual acarreta a remodelação das estruturas sociais e a ressignificação dos discursos e papéis atribuídos à mulher na sociedade moderna. Nesse sentido, relacionamos o perfil do encarceramento feminino latino-americano com a pobreza da mulher que, fundamentado em tais discursos criminalizadores, se justifica pela seletividade de gênero. Assim, através da perspectiva de uma teoria crítica feminista, buscamos identificar os processos criminalizantes através da crítica ao sistema penal brasileiro e latino americano, interligando estes discursos à situação socioeconômica da mulher na América Latina.
Palavras-chave: Feminização da pobreza
Criminalização feminina
Seletividade de gênero
Encarceramento feminino
Criminologia crítica feminista
Feminization of poverty
Women's criminalization
Gender selectivity
Female incarceration
Feminist critique criminology
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CARNEIRO, Raiza Javarini. Clandestinas: feminização da pobreza e o discurso criminalizador da mulher na América Latina. 2018. 82 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RJCarneiro.pdf972.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.