Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/5689
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Utilização didática de ferramentas virtuais gratuitas no ensino superior de química |
Autor(es)/Inventor(es): | Freitas, Giovanni Offrede |
Orientador: | Machado, Sérgio de Paula |
Resumo: | Selecionou-se e avaliou-se três programas gratuitos acerca de suas aplicações didáticas, a saber, a simulação em HTML Molecule Shapes, a ferramenta online MolView e o software Avogadro. Propôs-se exemplos de tais utilizações, após se discutir as características de cada programa. Concluiu-se que a aplicação das ferramentas requer diferentes abordagens e interferências do docente, de acordo com suas funcionalidades, e que somente uma ferramenta desenvolvida com o intuito didático pode atingir um aproveitamento máximo de suas capacidades. |
Palavras-chave: | Didática Ensino superior Ensino de química Tecnologia educacional |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Unidade produtora: | Instituto de Química |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 9-Nov-2017 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Giovanni Offrede Freitas.pdf | 305.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.