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dc.contributor.advisorMachado, Sérgio de Paula-
dc.contributor.authorFreitas, Giovanni Offrede-
dc.date.accessioned2018-11-08T17:51:07Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:14Z-
dc.date.issued2017-11-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5689-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleUtilização didática de ferramentas virtuais gratuitas no ensino superior de químicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9181245778205654pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4792183145559854pt_BR
dc.description.resumoSelecionou-se e avaliou-se três programas gratuitos acerca de suas aplicações didáticas, a saber, a simulação em HTML Molecule Shapes, a ferramenta online MolView e o software Avogadro. Propôs-se exemplos de tais utilizações, após se discutir as características de cada programa. Concluiu-se que a aplicação das ferramentas requer diferentes abordagens e interferências do docente, de acordo com suas funcionalidades, e que somente uma ferramenta desenvolvida com o intuito didático pode atingir um aproveitamento máximo de suas capacidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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