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http://hdl.handle.net/11422/5689
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Machado, Sérgio de Paula | - |
dc.contributor.author | Freitas, Giovanni Offrede | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-08T17:51:07Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:14Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/5689 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | Utilização didática de ferramentas virtuais gratuitas no ensino superior de química | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9181245778205654 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4792183145559854 | pt_BR |
dc.description.resumo | Selecionou-se e avaliou-se três programas gratuitos acerca de suas aplicações didáticas, a saber, a simulação em HTML Molecule Shapes, a ferramenta online MolView e o software Avogadro. Propôs-se exemplos de tais utilizações, após se discutir as características de cada programa. Concluiu-se que a aplicação das ferramentas requer diferentes abordagens e interferências do docente, de acordo com suas funcionalidades, e que somente uma ferramenta desenvolvida com o intuito didático pode atingir um aproveitamento máximo de suas capacidades. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
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