Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/5689
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Utilização didática de ferramentas virtuais gratuitas no ensino superior de química |
Author(s)/Inventor(s): | Freitas, Giovanni Offrede |
Advisor: | Machado, Sérgio de Paula |
Abstract: | Selecionou-se e avaliou-se três programas gratuitos acerca de suas aplicações didáticas, a saber, a simulação em HTML Molecule Shapes, a ferramenta online MolView e o software Avogadro. Propôs-se exemplos de tais utilizações, após se discutir as características de cada programa. Concluiu-se que a aplicação das ferramentas requer diferentes abordagens e interferências do docente, de acordo com suas funcionalidades, e que somente uma ferramenta desenvolvida com o intuito didático pode atingir um aproveitamento máximo de suas capacidades. |
Keywords: | Didática Ensino superior Ensino de química Tecnologia educacional |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Production unit: | Instituto de Química |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 9-Nov-2017 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Giovanni Offrede Freitas.pdf | 305.29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.