Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5698
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Desafios à aplicação das diretrizes da Lei 10.216/2001 no âmbito das medidas de segurança
Autor(es)/Inventor(es): Corrêa, Esther de Farias Assis
Tutor: Costa, Cezar Augusto Rodrigues
Resumen: Pretende-se na pesquisa abordar aspectos do instituto da medida de segurança imposta aos usuários da saúde mental considerados inimputáveis que tenham praticado fatos previstos como crime, enfatizando-se as origens e principais características do fundamento que legitima sua aplicação desde seu surgimento – a periculosidade criminal – e as consequências de sua adoção enquanto norteador das internações compulsórias em Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico. Serão apresentados os dispositivos legais que orientam a execução do instituto, bem como os aspectos dogmáticos que perpassam as discussões a ele referentes. Em seguida, será abordada a lei 10.216/01, responsável por positivar no Brasil as diretrizes do movimento de ruptura com o modelo médico-psiquiátrico tradicional, caracterizado pela relação verticalizada entre médico e paciente, espelhado na experiência italiana protagonizada por Franco Basaglia. Serão realizadas reflexões a respeito da dificuldade de implementação do referido diploma legal no contexto dos indivíduos em sofrimento psíquico em conflito com a lei penal, em virtude do estigma da periculosidade. Por fim, serão analisados alguns reflexos da lógica periculosista no âmbito das medidas de segurança do Estado do Rio de Janeiro, através de dados coletados na Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
Materia: Medidas de segurança
Periculosidade
Direito penal
Psiquiatria
Security measures
Dangerousness
Criminal law
Psychiatry
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jul-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CORRÊA, Esther de Farias Assis. Desafios à aplicação das diretrizes da Lei 10.216/2001 no âmbito das medidas de segurança. 2018. 50 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EFACorrea.pdf538.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.