Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5784
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorJunqueira, Maria Helena Rego-
dc.contributor.authorAraujo, Juliana Ribeiro-
dc.date.accessioned2018-11-21T18:39:20Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:11Z-
dc.date.issued2016-03-08-
dc.identifier.citationAraújo, Juliana Ribeiro. Comunicação, mídia e gastronomia. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5784-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectMeios de comunicação de massapt_BR
dc.subjectGastronomiapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleComunicação, mídia e gastronomiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Perelson, Simone-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8406453519000157pt_BR
dc.contributor.referee2Herschmann, Micael Maiolino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8285658527971096pt_BR
dc.description.resumoReflexão sobre o crescente interesse da mídia contemporânea em temas relacionados à comida e alimentação, como resultante do acelerado processo de midiatização, estetização e espetacularização da gastronomia. A partir de uma breve análise sobre as relações existentes entre cultura, alimentação, consumo, mídia e sociedade do espetáculo, busca-se compreender como atualmente a gastronomia foi incorporada pelos meios de comunicação como um forte produto de entretenimento e consumo. Para isso, serão levantados conceitos desenvolvidos por Debord e Lipovetsky, além de referências a estudos de importantes teóricos da alimentação, como Brillat-Savarin, Massimo Montanari e Michael Pollan. A mídia, ao movimentar debates e ditar tendências, contribui de maneira determinante para uma nova maneira de lidarmos com a comida, que transcende sua função puramente nutricional, e a transforma em objeto de desejo, prazer e status. Todos os anos, vários programas culinários são lançados pelos canais de TV, conquistando rapidamente audiência e um público fiel. Para melhor entender como isso acontece, será analisado, por fim, o programa MasterChef Brasil, transmitido pela Rede Bandeirantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAraujo.pdf977.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.