Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5784
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Comunicação, mídia e gastronomia
Autor(es)/Inventor(es): Araujo, Juliana Ribeiro
Orientador: Junqueira, Maria Helena Rego
Resumo: Reflexão sobre o crescente interesse da mídia contemporânea em temas relacionados à comida e alimentação, como resultante do acelerado processo de midiatização, estetização e espetacularização da gastronomia. A partir de uma breve análise sobre as relações existentes entre cultura, alimentação, consumo, mídia e sociedade do espetáculo, busca-se compreender como atualmente a gastronomia foi incorporada pelos meios de comunicação como um forte produto de entretenimento e consumo. Para isso, serão levantados conceitos desenvolvidos por Debord e Lipovetsky, além de referências a estudos de importantes teóricos da alimentação, como Brillat-Savarin, Massimo Montanari e Michael Pollan. A mídia, ao movimentar debates e ditar tendências, contribui de maneira determinante para uma nova maneira de lidarmos com a comida, que transcende sua função puramente nutricional, e a transforma em objeto de desejo, prazer e status. Todos os anos, vários programas culinários são lançados pelos canais de TV, conquistando rapidamente audiência e um público fiel. Para melhor entender como isso acontece, será analisado, por fim, o programa MasterChef Brasil, transmitido pela Rede Bandeirantes.
Palavras-chave: Televisão
Meios de comunicação de massa
Gastronomia
Cultura
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 8-Mar-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: Araújo, Juliana Ribeiro. Comunicação, mídia e gastronomia. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAraujo.pdf977.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.