Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5784
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Comunicação, mídia e gastronomia
Autor(es)/Inventor(es): Araujo, Juliana Ribeiro
Tutor: Junqueira, Maria Helena Rego
Resumen: Reflexão sobre o crescente interesse da mídia contemporânea em temas relacionados à comida e alimentação, como resultante do acelerado processo de midiatização, estetização e espetacularização da gastronomia. A partir de uma breve análise sobre as relações existentes entre cultura, alimentação, consumo, mídia e sociedade do espetáculo, busca-se compreender como atualmente a gastronomia foi incorporada pelos meios de comunicação como um forte produto de entretenimento e consumo. Para isso, serão levantados conceitos desenvolvidos por Debord e Lipovetsky, além de referências a estudos de importantes teóricos da alimentação, como Brillat-Savarin, Massimo Montanari e Michael Pollan. A mídia, ao movimentar debates e ditar tendências, contribui de maneira determinante para uma nova maneira de lidarmos com a comida, que transcende sua função puramente nutricional, e a transforma em objeto de desejo, prazer e status. Todos os anos, vários programas culinários são lançados pelos canais de TV, conquistando rapidamente audiência e um público fiel. Para melhor entender como isso acontece, será analisado, por fim, o programa MasterChef Brasil, transmitido pela Rede Bandeirantes.
Materia: Televisão
Meios de comunicação de massa
Gastronomia
Cultura
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 8-mar-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : Araújo, Juliana Ribeiro. Comunicação, mídia e gastronomia. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JAraujo.pdf977.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.