Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/581
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Propaganda ideológica no cinema: análise comparativa dos filmes um homem com uma câmera, de Dziga Vertov, e o triunfo da vontade, de Leni Rifenstahl
Autor(es)/Inventor(es): Nogueira, Renata Negrelly
Tutor: Lins, Consuelo
Resumen: Estudo da manifestação da propaganda ideológica no cinema, tendo por base a análise comparativa dos filmes Um homem com uma câmera (1929), de Dziga Vertov, e O triunfo da vontade (1935), de Leni Riefenstahl. A partir de exame detalhado dos filmes em si e da leitura crítica de material sobre eles, é desenvolvido um estudo acerca de seus pontos de convergência e de divergência, enquanto material de propaganda, em termos de temática, de linguagem e de abordagem do espectador. Procura-se apontar a reflexão acerca das propriedades do cinema enquanto mídia para propaganda e do papel da arte como instrumento da política, considerando-se o contexto em que foram produzidos os filmes (sendo um de orientação ideológica socialista e o outro nazista).
Materia: Propaganda ideológica
Mídia
Orientação ideológica nazista
Orientação ideológica socialista
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 22-nov-2004
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : NOGUEIRA, Renata Negrelly. Propaganda ideológica no cinema: análise comparativa dos filmes um homem com uma câmera, de Dziga Vertov, e o triunfo da vontade, de Leni Riefenstahl. 2004. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RNogueira.pdf453.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.