Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5878
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Curtindo a copa: o facebook dos craques no mundial do Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Dantas, Daniel da Costa
Orientador: Barbosa, Gabriel Collares
Resumo: Investiga de que forma três dos mais importantes jogadores do futebol atual utilizaram a rede social Facebook durante o período de 32 dias em que foi disputada a Copa do Mundo de 2014, um dos eventos esportivos de maior audiência já registrada. Os atletas pesquisados foram o argentino Lionel Messi, o português Cristiano Ronaldo, e o brasileiro Neymar Jr., selecionados como os três melhores jogadores de futebol do ano de 2015, em votação realizada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). A escolha do Facebook como fonte de análise é motivada pelo fato desta ser a rede social com o maior número de usuários no mundo. Analisando as publicações realizadas pelas páginas do trio de esportistas, tentamos compreender de que maneira esse meio de comunicação vem sendo usado por atletas considerados celebridades, ressaltando a importância do uso consciente desta ferramenta em um momento de crescente espetacularização do esporte.
Palavras-chave: Jogadores de futebol
Redes sociais
Comunicação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 6-Mar-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: DANTAS, Daniel da Costa. Curtindo a copa: o facebook dos craques no mundial do Brasil. 2016. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/5878
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DDantas.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.