Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6122
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: História oral e as práticas de ensino das línguas estrangeiras no século XX: o caso do método direto no Colégio Pedro II
Autor(es)/Inventor(es): Fernandes, Cintya Vianna
Orientador: Barbosa, Afrânio Gonçalves
Resumo: Estuda as práticas de ensino das aulas de línguas estrangeiras, com foco maior na de Língua Inglesa, no Colégio Pedro II, no século XX. Para que tal objetivo fosse cumprido, entrevistamos quatro ex-alunos que tenham estudado entre 1931 e 1961 e analisamos quais práticas de ensino estavam presentes nas salas de aula e se estavam em concordância com o método de ensino proposto na época: o método direto. A metodologia utilizada foi a História Oral (THOMPSON, 1992; MEIHY; HOLANDA, 2007), uma linha teórica que considera os testemunhos orais como fontes importantes para a área historiográfica. Sendo assim, utilizamos um roteiro de outro trabalho de conclusão de curso (GARCIA, 2016) e o adaptamos para o tema em questão para que ajudássemos a construir parte da história do ensino de línguas estrangeiras no Brasil. De modo geral, os resultados demonstraram que os professores seguiam parte das premissas do novo método, contudo, algumas práticas ainda estavam voltadas para o método de gramática e tradução, como o ensino dedutivo da gramática.
Palavras-chave: Ensino de língua estrangeira
Ensino e Aprendizagem
Língua inglesa
Métodos de ensino
Colégio Pedro II
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDES,C.V.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.