Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/6122
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | História oral e as práticas de ensino das línguas estrangeiras no século XX: o caso do método direto no Colégio Pedro II |
Autor(es)/Inventor(es): | Fernandes, Cintya Vianna |
Orientador: | Barbosa, Afrânio Gonçalves |
Resumo: | Estuda as práticas de ensino das aulas de línguas estrangeiras, com foco maior na de Língua Inglesa, no Colégio Pedro II, no século XX. Para que tal objetivo fosse cumprido, entrevistamos quatro ex-alunos que tenham estudado entre 1931 e 1961 e analisamos quais práticas de ensino estavam presentes nas salas de aula e se estavam em concordância com o método de ensino proposto na época: o método direto. A metodologia utilizada foi a História Oral (THOMPSON, 1992; MEIHY; HOLANDA, 2007), uma linha teórica que considera os testemunhos orais como fontes importantes para a área historiográfica. Sendo assim, utilizamos um roteiro de outro trabalho de conclusão de curso (GARCIA, 2016) e o adaptamos para o tema em questão para que ajudássemos a construir parte da história do ensino de línguas estrangeiras no Brasil. De modo geral, os resultados demonstraram que os professores seguiam parte das premissas do novo método, contudo, algumas práticas ainda estavam voltadas para o método de gramática e tradução, como o ensino dedutivo da gramática. |
Palavras-chave: | Ensino de língua estrangeira Ensino e Aprendizagem Língua inglesa Métodos de ensino Colégio Pedro II |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2018 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Inglês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FERNANDES,C.V.pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.