Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6122
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Barbosa, Afrânio Gonçalves | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Cintya Vianna | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-21T13:32:40Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:30Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6122 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua estrangeira | pt_BR |
dc.subject | Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject | Colégio Pedro II | pt_BR |
dc.title | História oral e as práticas de ensino das línguas estrangeiras no século XX: o caso do método direto no Colégio Pedro II | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5164136570479532 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8247306933369456 | pt_BR |
dc.description.resumo | Estuda as práticas de ensino das aulas de línguas estrangeiras, com foco maior na de Língua Inglesa, no Colégio Pedro II, no século XX. Para que tal objetivo fosse cumprido, entrevistamos quatro ex-alunos que tenham estudado entre 1931 e 1961 e analisamos quais práticas de ensino estavam presentes nas salas de aula e se estavam em concordância com o método de ensino proposto na época: o método direto. A metodologia utilizada foi a História Oral (THOMPSON, 1992; MEIHY; HOLANDA, 2007), uma linha teórica que considera os testemunhos orais como fontes importantes para a área historiográfica. Sendo assim, utilizamos um roteiro de outro trabalho de conclusão de curso (GARCIA, 2016) e o adaptamos para o tema em questão para que ajudássemos a construir parte da história do ensino de línguas estrangeiras no Brasil. De modo geral, os resultados demonstraram que os professores seguiam parte das premissas do novo método, contudo, algumas práticas ainda estavam voltadas para o método de gramática e tradução, como o ensino dedutivo da gramática. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FERNANDES,C.V.pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.