Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6122
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: História oral e as práticas de ensino das línguas estrangeiras no século XX: o caso do método direto no Colégio Pedro II
Author(s)/Inventor(s): Fernandes, Cintya Vianna
Advisor: Barbosa, Afrânio Gonçalves
Abstract: Estuda as práticas de ensino das aulas de línguas estrangeiras, com foco maior na de Língua Inglesa, no Colégio Pedro II, no século XX. Para que tal objetivo fosse cumprido, entrevistamos quatro ex-alunos que tenham estudado entre 1931 e 1961 e analisamos quais práticas de ensino estavam presentes nas salas de aula e se estavam em concordância com o método de ensino proposto na época: o método direto. A metodologia utilizada foi a História Oral (THOMPSON, 1992; MEIHY; HOLANDA, 2007), uma linha teórica que considera os testemunhos orais como fontes importantes para a área historiográfica. Sendo assim, utilizamos um roteiro de outro trabalho de conclusão de curso (GARCIA, 2016) e o adaptamos para o tema em questão para que ajudássemos a construir parte da história do ensino de línguas estrangeiras no Brasil. De modo geral, os resultados demonstraram que os professores seguiam parte das premissas do novo método, contudo, algumas práticas ainda estavam voltadas para o método de gramática e tradução, como o ensino dedutivo da gramática.
Keywords: Ensino de língua estrangeira
Ensino e Aprendizagem
Língua inglesa
Métodos de ensino
Colégio Pedro II
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDES,C.V.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.