Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6142
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A problemática dos ciberataques em um contexto de cooperação jurídica internacional
Autor(es)/Inventor(es): Cusnir, Danielle
Orientador: Albuquerque, Felipe Gomes de Almeida
Resumo: O desenvolvimento tecnológico trouxe para o mundo globalizado que vivemos hoje um grande impacto nas relações pessoais, econômicas, sociais e políticas. Servindo, muitas vezes, como suporte nas diversas áreas do conhecimento humano, a tecnologia vem sendo usada, também, como instrumento de condutas ilícitas e fraudulentas. Ao passo que as fronteiras geográficas deixam de existir, aproximando os indivíduos, esse novo ambiente vem se mostrando extremamente propício para condutas que se notam difíceis de se apurar os agentes, o tempo e o espaço em que são realizadas. Desse modo, a ideia de soberania e nação vem se transformando, de modo que os Estados carecem de apoio, um do outro, quebrando suas fronteiras físicas, no intuito de apurar condutas que, atualmente, tampouco demonstram limitação de espaço físico, seja nas ações, seja nos resultados das mesmas. Acompanhando esse panorama, o presente estudo busca analisar essa nova dimensão de ação, que não está mais restrita ao plano físico, passando a observar as condutas praticadas no plano tecnológico, especificamente os ataques cibernéticos, e avaliar desses na cooperação jurídica entre os Estados, em um esforço conjunto de atuar no espaço cibernético, para solucionar condutas que geram efeitos e resultados no plano fático e físico dos Estados. Especificamente, analisa-se no presente o histórico, as características e os elementos de um ataque cibernético e seus efeitos no âmbito social e jurídico. Superado esse ponto, serão analisados os meios de cooperação jurídica internacional dos Estados e os esforços necessários para neutralizar impactos gerados por um ciberataque. Os resultados levam a crer que ainda que os ciberataques coloquem em cheque a soberania dos Estados, ainda, os próprios Estados que detém competência para criar meios que neutralizem os ciberataques, por meio de políticas, legislações e procedimentos rápidos e eficientes de auxílio mútuo entre os Estados, para apurar, investigar, minimizar, prevenir e defender uns aos outros contra os ciberataques.
Palavras-chave: Ciberataque
Soberania
Cooperação jurídica internacional
Cyberattack
Sovereignty
International legal cooperation
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CUSNIR, Danielle. A problemática dos ciberataques em um contexto de cooperação jurídica internacional. 2018. 66 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DCusnir.pdf379.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.