Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/633
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Análise da evolução do ensino superior brasileiro entre os anos 1999-2009 |
Autor(es)/Inventor(es): | Daumas, Leandro Dias |
Orientador: | Mathias, João Felippe Cury Marinho |
Coorientador: | Kubrusly, Lucia Silva |
Resumo: | Avalia, de forma analítico-descritiva, o desempenho das políticas educacionais implementadas no Brasil voltadas para o ensino superior, mais precisamente nos períodos do segundo governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (de 1999 a 2002) e dos dois mandatos do presidente Luís Inácio Lula da Silva (de 2003 a 2010). Pretende-se averiguar se tais políticas de caráter expansionista em termos de ampliação dos meios de acesso da população aos cursos de terceiro grau oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) obtiveram êxito em atingir as metas propostas ou não. Além disso, serão avaliados os impactos das transformações no setor tanto de forma geral como de maneira decomposta entre os estados, verificando a evolução do ensino superior do ponto de vista das UFs. |
Palavras-chave: | Política educacional Brasil Ensino superior Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Unidade produtora: | Instituto de Economia |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 28-Ago-2013 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Ciências Econômicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia - LEANDRO DIAS DAUMAS.pdf | 895.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.