Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/633
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise da evolução do ensino superior brasileiro entre os anos 1999-2009
Autor(es)/Inventor(es): Daumas, Leandro Dias
Orientador: Mathias, João Felippe Cury Marinho
Coorientador: Kubrusly, Lucia Silva
Resumo: Avalia, de forma analítico-descritiva, o desempenho das políticas educacionais implementadas no Brasil voltadas para o ensino superior, mais precisamente nos períodos do segundo governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (de 1999 a 2002) e dos dois mandatos do presidente Luís Inácio Lula da Silva (de 2003 a 2010). Pretende-se averiguar se tais políticas de caráter expansionista em termos de ampliação dos meios de acesso da população aos cursos de terceiro grau oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) obtiveram êxito em atingir as metas propostas ou não. Além disso, serão avaliados os impactos das transformações no setor tanto de forma geral como de maneira decomposta entre os estados, verificando a evolução do ensino superior do ponto de vista das UFs.
Palavras-chave: Política educacional
Brasil
Ensino superior
Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 28-Ago-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - LEANDRO DIAS DAUMAS.pdf895.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.