Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6413
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Imprensa e território mental: um estudo sobre a relação entre a Veja e os discursos violentos contra Dilma Rousseff
Author(s)/Inventor(s): Minussi, Priscila Dias
Advisor: Ouriques, Evandro Vieira
Abstract: Pesquisa sobre a relação entre imprensa e território mental. Apresentam-se as ferramentas que o jornalismo, importante fonte de informação para a sociedade, utiliza para construir a percepção da realidade e influenciar as predisposições pessoais. É elaborada uma análise das capas das edições da Veja lançadas entre janeiro de 2015 e abril de 2016, nas quais Dilma Rousseff é protagonista da matéria de capa. Pretende-se compreender como a representação da presidente na revista de maior tiragem do Brasil está relacionada a expansão de discursos de ódio contra a presidente e de violência nos territórios mentais. O trabalho apresenta também a metodologia Desobediência Civil Mental, proposta por Evandro Ouriques, como possibilidade para exercício da autonomia individual diante os discursos da imprensa.
Keywords: Psicologia
Política
Imprensa
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 8-Dec-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MINUSSI, Priscila Dias. Imprensa e território mental: um estudo sobre a relação entre a Veja e os discursos violentos contra Dilma Rousseff. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PMinussi.pdf1,04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.