Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6413
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Imprensa e território mental: um estudo sobre a relação entre a Veja e os discursos violentos contra Dilma Rousseff
Autor(es)/Inventor(es): Minussi, Priscila Dias
Orientador: Ouriques, Evandro Vieira
Resumo: Pesquisa sobre a relação entre imprensa e território mental. Apresentam-se as ferramentas que o jornalismo, importante fonte de informação para a sociedade, utiliza para construir a percepção da realidade e influenciar as predisposições pessoais. É elaborada uma análise das capas das edições da Veja lançadas entre janeiro de 2015 e abril de 2016, nas quais Dilma Rousseff é protagonista da matéria de capa. Pretende-se compreender como a representação da presidente na revista de maior tiragem do Brasil está relacionada a expansão de discursos de ódio contra a presidente e de violência nos territórios mentais. O trabalho apresenta também a metodologia Desobediência Civil Mental, proposta por Evandro Ouriques, como possibilidade para exercício da autonomia individual diante os discursos da imprensa.
Palavras-chave: Psicologia
Política
Imprensa
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 8-Dez-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MINUSSI, Priscila Dias. Imprensa e território mental: um estudo sobre a relação entre a Veja e os discursos violentos contra Dilma Rousseff. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PMinussi.pdf1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.