Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6473
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMachado, Sérgio de Paula-
dc.contributor.authorCastro, Marcos Renato Lopes de-
dc.date.accessioned2019-02-12T23:09:11Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:49Z-
dc.date.issued2009-09-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6473-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConstituição da matériapt_BR
dc.subjectModelo atômicopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleAlternativas para o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de constituição da matéria e evolução dos modelos atômicos no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9181245778205654pt_BR
dc.contributor.referee1Melo Filho, João Massena-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3410418813271335pt_BR
dc.contributor.referee2Machado, Bianca da Cunha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2485492986885985pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é um estudo sobre as alternativas que o professor de química do ensino médio pode ter para explicar conceitos com elevado nível de abstração como constituição da matéria e evolução dos modelos atômicos. Uma importante ferramenta que deve ser utilizada pelos professores é o computador e todos os seus recursos. Este estudo procura identificar a visão dos alunos sobre os conceitos estudados e, a partir dessa visão, propor a utilização do computador e seus recursos como alternativas para facilitar o processo de ensino aprendizagem desses conceitos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcos Renato Lopes de Castro.pdf245.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.