Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6478
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Experimentação no ensino de química: um trabalho de alerta acerca da importância de se proteger do excesso de Sol
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Nayane Pereira de
Advisor: Michel, Ricardo Cunha
Co-advisor: Santos, Bianca Aloise Maneira Corrêa dos
Abstract: O presente trabalho aborda a importância de se utilizar o ambiente escolar como um meio de formação de cidadãos mais críticos e de transformação de hábitos, através de um alerta acerca da importância de se utilizar protetor solar corretamente, associado a outras medidas também efetivas para se prevenir o câncer de pele, o qual é líder em porcentagem de todos os tumores malignos registrados no país, segundo as pesquisas mais recentes realizadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). A realização de uma atividade experimental capaz de demonstrar a existência da radiação ultravioleta por meio do efeito da fluorescência e o seu bloqueio através do uso do protetor solar, além do embasamento teórico necessário para a compreensão da discussão que se pretende fazer a cerca das temáticas “química e saúde” e “química e sociedade”, é uma boa ferramenta didática que auxilia o professor a ensinar o Modelo Atômico de Bohr de forma mais atrativa e a fazer com que o aluno perceba que essa disciplina está diretamente relacionada com o dia a dia de cada indivíduo e não tão distante quanto habitualmente se imagina.
Keywords: Protetor solar
Câncer de pele
Ensino de química
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Department : Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 6-May-2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/6478
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nayane Pereira de Oliveira.pdf535,43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.