Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/6502
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Engajamento juvenil e influenciadores digitais no youtube Brasil: um estudo de caso sobre o vídeo “entenda a guerra na Síria de um jeito muito simples!” |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Marcos Vinícius Neto da |
Orientador: | Campos, Milton Nunes |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo compreender as relações entre a juventude e os chamados “influenciadores digitais”, com foco em vídeos criados para o YouTube. O quadro teórico articula diferentes noções de “juventude” a partir de um leque de abordagens sociológicas e comunicativas tais como aquelas relacionadas com “cultura participativa” de Henry Jenkins e “modernidade líquida” de Zygmunt Bauman, com o intuito de interpretar como o vídeo “Entenda a Guerra na Síria de um jeito MUITO SIMPLES!”, do “Canal Nostalgia”, comunica com seu público. O método do estudo de caso híbrido, com contribuições de técnicas metodológicas provindas dos estudos culturais, foi aplicado. Esse estudo de caso híbrido sugere que é possível tecer noções provindas de diferentes teorias para se estudar as relações entre jovens em contextos situados, como é o caso do vídeo discutido, a fim de explorar como jovens interagem com criadores de conteúdo no YouTube. |
Palavras-chave: | Meios de comunicação de massa Juventude Comunicação digital Influências sociais |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
Unidade produtora: | Escola de Comunicação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 23-Jun-2017 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SILVA, Marcos Vinícius Neto da. Engajamento juvenil e influenciadores digitais no YouTube Brasil: um estudo de caso sobre o vídeo “entenda a guerra na Síria de um jeito muito simples! ”. 2017. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Aparece nas coleções: | Comunicação - Publicidade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Msilva.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.