Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/6521
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Desenvolvimento e aplicação de espectroscópio instrumentado para uso em aulas de laboratório |
Autor(es)/Inventor(es): | Platenik, Gabriel Carvalho |
Orientador: | Michel, Ricardo Cunha |
Resumo: | Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), durante a disciplina de química, o professor deverá apresentar ao aluno uma série de conceitos que não são típicos do cotidiano do aluno. Neste contexto, um tópico complexo são os modelos atômicos. Para ministrar esse assunto para os alunos, o professor lança mão de ferramentas e imagens para retratar o átomo. Contudo, para os alunos, a entidade átomo é completamente abstrata. Explicar um determinado modelo do átomo em sala de aula pode ser complicado; tentar explicar o porquê esses modelos evoluíram não é uma tarefa trivial. Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi desenvolvido um espectroscópio instrumentado para auxiliar o professor a expressar melhor o conteúdo aos alunos através de experimentos. Este documento também apresenta como construir o espectroscópio além de um pequeno roteiro para sua utilização em sala de aula. A espectroscopia se mostrou muito eficiente em revelar a composição química de uma amostra e na identificação de substâncias puras, bem como na determinação da estrutura atômica. Desta forma, utilizando o espectroscópio, é possível descrever e comprovar para os alunos que o modelo do átomo evolui segundo o resultado dos experimentos e explicar a necessidade da criação de novos modelos do átomo. O espectroscópio desenvolvido analisa o espectro de emissão. O seu “design” é baseado em projetos apresentados por outros autores já descritos na literatura, mas diferentemente dos modelos encontrados até a data de início do projeto, o aparelho foi desenvolvido com uma webcam para captação das imagens. Para saber se o espectroscópio foi eficiente em sua proposta, foi desenvolvido também um questionário que foi aplicado antes e após o experimento em uma turma da terceira série do Ensino Médio, na Escola Estadual Julia Kubistchek, situada no centro da cidade do Rio de Janeiro, na rua General Caldwell. O desenvolvimento do espectroscópio e o seu uso se mostraram bastante eficientes. Contudo, o seu uso em sala de aula ainda precisa de mais análises, bem como a melhora do roteiro de aula para sua implementação. |
Palavras-chave: | Espectroscopia de emissão Ensino de química Modelo atômico |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Unidade produtora: | Instituto de Química |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2-Jul-2015 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gabriel Platenik.pdf | 918.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.