Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/654
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Da internet para as ruas: estudo sobre o contágio social entre os usuários da rede twitter nas manifestações de junho de 2013 no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Maria Fernanda Borsatto de Oliveira e
Tutor: Santini, Rose Marie
Resumen: Essa monografia trata da lógica social de contágio e influência no nível microssociológico para engajamento de indivíduos em ações coletivas. A abordagem teórica parte da sociologia de Gabriel Tarde, atualizando sua perspectiva através da Teoria do Ator-rede de Bruno Latour e de autores que desenvolvem estudos empíricos em torno das redes sócio-técnicas, como Mark Granovetter e Duncan Watts, entre outros, a partir da perspectiva de análise de redes sociais (Social Networks Analysis). Para a coleta de dados, utilizamos os softwares Node XL e Topsy para extrair as conversações entre os usuários no Twitter em torno do tema “Mídia Ninja” e para visualizar a difusão da informação em grafos de rede entre o período de 20 de julho a 20 de agosto de 2013. O objetivo desta análise é compreender a relação entre as informações compartilhadas na rede e comportamento coletivo nas manifestações. Esse método de pesquisa apresenta caráter inovador por possibilitar a observação dos atores de forma não obstrutiva. Os resultados apontam que as redes sociais online apresentam estrutura e dinâmica centralizada, destacando a importância dos hubs no processo de influência e contágio social.
Materia: Mídia ninja
Redes sociais
Contágio social
Manifestações
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 17-dic-2013
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Maria Fernanda Borsatto de Oliveira e. Da Internet para as ruas: estudo sobre o contágio social entre os usuários da rede Twitter nas manifestações de 2013 no Brasil. 2013. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MSilva.pdf3.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.