Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/654
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Da internet para as ruas: estudo sobre o contágio social entre os usuários da rede twitter nas manifestações de junho de 2013 no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Maria Fernanda Borsatto de Oliveira e
Orientador: Santini, Rose Marie
Resumo: Essa monografia trata da lógica social de contágio e influência no nível microssociológico para engajamento de indivíduos em ações coletivas. A abordagem teórica parte da sociologia de Gabriel Tarde, atualizando sua perspectiva através da Teoria do Ator-rede de Bruno Latour e de autores que desenvolvem estudos empíricos em torno das redes sócio-técnicas, como Mark Granovetter e Duncan Watts, entre outros, a partir da perspectiva de análise de redes sociais (Social Networks Analysis). Para a coleta de dados, utilizamos os softwares Node XL e Topsy para extrair as conversações entre os usuários no Twitter em torno do tema “Mídia Ninja” e para visualizar a difusão da informação em grafos de rede entre o período de 20 de julho a 20 de agosto de 2013. O objetivo desta análise é compreender a relação entre as informações compartilhadas na rede e comportamento coletivo nas manifestações. Esse método de pesquisa apresenta caráter inovador por possibilitar a observação dos atores de forma não obstrutiva. Os resultados apontam que as redes sociais online apresentam estrutura e dinâmica centralizada, destacando a importância dos hubs no processo de influência e contágio social.
Palavras-chave: Mídia ninja
Redes sociais
Contágio social
Manifestações
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 17-Dez-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Maria Fernanda Borsatto de Oliveira e. Da Internet para as ruas: estudo sobre o contágio social entre os usuários da rede Twitter nas manifestações de 2013 no Brasil. 2013. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSilva.pdf3.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.