Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6573
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A exploração do trabalho infantil: o papel do Estado brasileiro contemporâneo
Autor(es)/Inventor(es): Pontes, Fátima Fernandes Cardoso
Orientador: Figueira, Ricardo Rezende
Resumo: Reflexão sobre o papel do Estado no Combate à exploração da mão de obra infantil. Foi realizado, com este objetivo, um levantamento bibliográfico de estudos sobre o tema e um diálogo com autores que foram úteis de alguma forma na reflexão sobre o problema. Com o intuito de combater a pobreza no Brasil, a partir dos meados de 1990, dois programas de complementação de renda foram implementados em alguns municípios brasileiros: Programa Bolsa Família – PBF e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI. A questão do trabalho infantil está ligado ao problema econômico e social enfrentado por milhares de famílias. O estado de miserabilidade foi a principal causa, apontam pesquisadores, seguido de desestruturação familiar, violência doméstica, ruptura do elo emocional com a família e as drogas. Contextualizar os processos, nos quais a mão de obra infantil era visto como fator educativo, onde crianças não estariam ociosas e aprenderiam ter responsabilidades. Abordamos e apontamos, ainda, as piores formas de exploração do trabalho infantil e os impactos causados no desenvolvimento de crianças e adolescentes. E se, de fato, os programas de distribuição de renda reduziram a vulnerabilidade da família e a percepção e atuação do Estado diante desse fator social.
Palavras-chave: Política social
Questão social no trabalho
Trabalho infantil
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO MENOR
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PONTES, Fátima Fernandes Cardoso. A exploração do trabalho infantil: o papel do Estado brasileiro contemporâneo. 2015. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FFCPontes.pdf569.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.