Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6601
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Direito à moradia e cortes constitucionais: um estudo comparado entre o Supremo Tribunal Federal e a Corte Constitucional Sul-Africana
Autor(es)/Inventor(es): Azeredo, Thatyane Alecrim
Tutor: Bolonha, Carlos Alberto Pereira das Neves
Resumen: Esta produção acadêmica objetiva avaliar o desempenho transformador do Poder Judiciário, mais especificamente, no que tange às Cortes Constitucionais brasileira e sul-africana em questões relacionadas ao Direito à Moradia. O estudo tem como referência teórica o significado desse direito como um Direito social fundamental de promoção de moradia adequada. Faz-se a apresentação e crítica do problema habitacional dos países, com auxílio de um estudo primeiramente revisional da doutrina jurídica brasileira e sul-africana sobre Direito à Moradia e segregação espacial urbana, bem como de observação empírica dos dados estatísticos sobre déficit habitacional e a quantidade de casos que demandam a atuação das Cortes. Propõe-se uma metodologia multidisciplinar desenvolvida por meio de um estudo comparado, para aferir o desempenho das Cortes ao se depararem com questões que demandam soluções para a efetivação de moradia adequada. Essa aferição ocorre através da sistematização e análise de três decisões de ambas as Cortes, em que se pretende analisar se o Direito à Moradia é visto como um direito prestacional, como elas decidem a temática e quais as consequências dessas atuações. Conclui-se que, nessas questões, elas obtém desempenho limitado, haja vista que a transformação social pleiteada ao Poder Judiciário só ocorre se forças econômicas, sociais e políticas estiverem mobilizadas “extra-judicialmente” para tanto. E ainda, não são os órgãos mais capacitados para as resoluções desses conflitos, dependendo da vontade política do Administrador a efetivação das soluções propostas.
Materia: Direito à Moradia
Supremo Tribunal Federal
Corte Constitucional Sul- Africana
Judicialização de Direitos Sociais
Capacidade Institucional
Right to Housing
Federal Court of Justice
South African Constitutional Court
Judicialization of Social Rights
Institutional Capacity
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : AZEREDO, Thatyane Alecrim. Direito à moradia e cortes constitucionais: um estudo comparado entre o Supremo Tribunal Federal e a Corte Constitucional Sul-Africana. 2018. 353 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TAAzeredo.pdf2.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.