Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/664
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dc.contributor.advisorAragão Júnior, Octavio Carvalho-
dc.contributor.authorMachado, Bruno Santos Grandes-
dc.date.accessioned2016-07-20T20:11:58Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:10Z-
dc.date.issued2013-12-11-
dc.identifier.citationMACHADO, Bruno S. G. De Donkey Kong a Mass Effect: como a narrativização transformou o mercado de videogames. 2013. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/664-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVideogamept_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectEntretenimentopt_BR
dc.titleDe Donkey Kong a Mass Effect: como a narrativização transformou o mercado de videogamespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4061559997085242pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Júnior, Amaury Fernandes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4122556035502006pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Cristiane Henriques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8352428563251145pt_BR
dc.description.resumoAo longo dos anos, os videogames passaram de simples pesquisas tecnológicas, à brinquedos exclusivamente infantis para então alcançar o posto de maior mercado de entretenimento do planeta. Mesmo que possuam um irrefutável valor econômico, os jogos eletrônicos ainda são alvo de análises equivocadas sobre as tentativas de ultrapassar a barreira da simples diversão. Além da clara influência das evoluções tecnológicas que possibilitaram esta transformação dos jogos, um dos principais motivos para o aprimoramento desta mídia nas últimas décadas foi a crescente importância do elemento narrativo dos videogames. Neste estudo, será feito uma análise das transformações narrativas dos videogames ao longo dos anos, culminando no modelo encontrado na série de jogos Mass Effect, no qual o jogador não é meramente um voyeur em uma história contada, mas uma peça chave de transformação da narrativa que lhe é apresentada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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