Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/664
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : De Donkey Kong a Mass Effect: como a narrativização transformou o mercado de videogames
Autor(es)/Inventor(es): Machado, Bruno Santos Grandes
Tutor: Aragão Júnior, Octavio Carvalho
Resumen: Ao longo dos anos, os videogames passaram de simples pesquisas tecnológicas, à brinquedos exclusivamente infantis para então alcançar o posto de maior mercado de entretenimento do planeta. Mesmo que possuam um irrefutável valor econômico, os jogos eletrônicos ainda são alvo de análises equivocadas sobre as tentativas de ultrapassar a barreira da simples diversão. Além da clara influência das evoluções tecnológicas que possibilitaram esta transformação dos jogos, um dos principais motivos para o aprimoramento desta mídia nas últimas décadas foi a crescente importância do elemento narrativo dos videogames. Neste estudo, será feito uma análise das transformações narrativas dos videogames ao longo dos anos, culminando no modelo encontrado na série de jogos Mass Effect, no qual o jogador não é meramente um voyeur em uma história contada, mas uma peça chave de transformação da narrativa que lhe é apresentada.
Materia: Videogame
Narrativa
Jogos
Entretenimento
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 11-dic-2013
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MACHADO, Bruno S. G. De Donkey Kong a Mass Effect: como a narrativização transformou o mercado de videogames. 2013. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BMachado.pdf1.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.