Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/664
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: De Donkey Kong a Mass Effect: como a narrativização transformou o mercado de videogames
Autor(es)/Inventor(es): Machado, Bruno Santos Grandes
Orientador: Aragão Júnior, Octavio Carvalho
Resumo: Ao longo dos anos, os videogames passaram de simples pesquisas tecnológicas, à brinquedos exclusivamente infantis para então alcançar o posto de maior mercado de entretenimento do planeta. Mesmo que possuam um irrefutável valor econômico, os jogos eletrônicos ainda são alvo de análises equivocadas sobre as tentativas de ultrapassar a barreira da simples diversão. Além da clara influência das evoluções tecnológicas que possibilitaram esta transformação dos jogos, um dos principais motivos para o aprimoramento desta mídia nas últimas décadas foi a crescente importância do elemento narrativo dos videogames. Neste estudo, será feito uma análise das transformações narrativas dos videogames ao longo dos anos, culminando no modelo encontrado na série de jogos Mass Effect, no qual o jogador não é meramente um voyeur em uma história contada, mas uma peça chave de transformação da narrativa que lhe é apresentada.
Palavras-chave: Videogame
Narrativa
Jogos
Entretenimento
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Dez-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MACHADO, Bruno S. G. De Donkey Kong a Mass Effect: como a narrativização transformou o mercado de videogames. 2013. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BMachado.pdf1.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.