Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/669
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Uma proposta de plano de marketing para novo modelo de sócio torcedor
Autor(es)/Inventor(es): Ghestem, Fabien Elisio
Krau, Igor Tadeu Gonçalves
Orientador: Tavares Junior, Frederico Augusto
Resumo: Propõe um novo modelo em programa sócio torcedor para clubes brasileiros de grande porte. Apesar de ser uma prática difundida, principalmente no mercado europeu, o Brasil ainda apresenta algumas deficiências neste ambiente mercadológico. O principal desafio é criar um produto diferenciado e inovador,capaz de se inserir no mercado, afim de projetar novos horizontes aos torcedores que buscam uma integração maior com os clubes para os quais torcem. Serão utilizadas referências teóricas de profissionais de marketing conceituados, assim como estudos de outros programas já existentes, tanto no Brasil, quanto internacionais. A partir de então será desenvolvido um plano de marketing para o lançamento do projeto, bem como a construção desta marca e uma suposta aplicação do programa junto ao clube Botafogo Futebol e Regatas.
Palavras-chave: Marketing esportivo
Plano de marketing
Torcedor
Marca
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 18-Dez-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GHESTEM, Fabien Elisio; KRAU, Igor Tadeu Gonçalves. Uma Proposta de plano de marketing para novo Modelo de Sócio Torcedor. 2013. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FGhestem.pdf1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.