Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6732
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Apamonama: um resgate da memória gustativa brasileira
Autor(es)/Inventor(es): Andrade, Beatriz Fernandes
Tutor: Pires, Julie de Araujo
Resumen: O presente trabalho consiste em um projeto de uma publicação de livro contemplando o tema da gastronomia no Brasil e seu contexto histórico cultural. Estudos mostram que a comida e alimentação não carregam em si apenas o aspecto nutricional e biológico. A cozinha brasileira revela a miscigenação da comida e tem sua base na culinária indígena, portuguesa e africana. O Brasil possui uma cultura riquíssima, mas sua população pouco sabe sobre os sabores encontrados no próprio país. Dessa forma, este trabalho busca resgatar a memória gustativa explicando o real significado da culinária brasileira através do design. O formato do projeto em suporte impresso permite o leitor a interagir com o objeto, criando um vínculo. O objetivo é apresentar elementos e debater sobre os aspectos sociais e culturais que favoreceram na composição do repertório alimentar do Brasil. Contribuíram para estes estudos os escritos de Raul Lody, Câmara Cascudo, entre outros autores.
Materia: Livro
Gastronomia
Cozinha brasileira
História
Editorial
Design
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ANDRADE, Beatriz Fernandes. Apamonama: um resgate da memória gustativa brasileira. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 2018.
Aparece en las colecciones: Comunicação Visual - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BAndrade.pdf4.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.