Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6738
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A utilização da multimídia para o ensino de química
Author(s)/Inventor(s): Serrado, Isabella Cardoso
Advisor: Rezende, Michelle Jakeline Cunha
Co-advisor: Guzzo, Rodrigo Negrelli
Abstract: Um dos grandes desafios do ensino de química nas turmas de nível médio é construir uma ponte entre o conhecimento ensinado e o mundo cotidiano dos alunos, estabelecendo uma contextualização com seu dia a dia. Uma excelente estratégia de contextualização e de incentivo para promover o raciocínio dos alunos é a utilização da experimentação em sala de aula. Entretanto, muitos professores não utilizam a experimentação como um recurso pedagógico, pelos motivos mais diversos possíveis, por exemplo, a falta de um ambiente adequado como laboratórios nas escolas, um número exagerado de alunos nas classes, falta de recursos financeiros e o medo relacionado a segurança de todos os envolvidos. Uma alternativa para driblar a falta da experimentação em sala é fazer uso de outras ferramentas como, a multimídia. Uma das grandes vantagens da utilização de um ensino virtual é apresentar ao aluno propostas que não seriam possíveis como a visualização de uma química microscópica, a demonstração de experiências que não seriam possíveis no âmbito escolar por motivos de segurança e/ou espaço físico. A partir disso, o objetivo deste trabalho foi criar uma plataforma virtual de ensino, onde foram abordados alguns conteúdos do currículo mínimo de química utilizado no ensino médio, tendo como suporte materiais no formato de textos, vídeos explicativos e vídeos experimentais. Alguns experimentos utilizando o óleo de soja residual e etanol como reagentes principais foram desenvolvidos, como a produção de biodiesel, produção de sabão e a titulação de óleo de soja virgem e de óleo de soja residual a fim de comparar a diferença de acidez. Todos os experimentos visaram a segurança dos alunos. Os experimentos foram gravados e adicionados ao site, que foi criado pela plataforma wix.com. A expectativa é que o site seja um recurso capaz de aumentar o interesse do aluno, a partir da demonstração e explicação de alguns conteúdos abordados em sala de aula de forma mais didática.
Keywords: Multimídia
Ensino de química
Ensino médio
Estratégias de aprendizagem
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Department : Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 22-Sep-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/6738
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Isabella Cardoso Serrado.pdf1,34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.