Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6882
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Documentário dentro de casa: a projeção do interior
Autor(es)/Inventor(es): Stycer, Clarissa Martins
Orientador: Oneto, Paulo Guilherme Domenech
Resumo: Documentários cuja principal locação é o ambiente doméstico, e a aparente contradição, sob a ótica da dicotomia público e privado, de filmá-lo. Para entender em que momento a casa chegou a ser associada ao isolamento em relação ao espaço público, traçamos um panorama histórico da Idade Média ao século XIX, situando também o lugar deste simbolismo nos dias de hoje. Da mesma forma, analisamos o espaço que a tradição do documentário deu aos assuntos privados e ao subjetivo. Para exemplificar o tipo de filme de que tratamos, elaboramos três perguntas, a serem respondidas com três documentários – “Visitas ou memórias e confissões” (2015), “Edifício Master” (2002) e “Rua de mão dupla” (2002) – e mostrar, ainda, uma distinção entre estes documentários e outros produtos culturais voltados para a visibilidade do privado.
Palavras-chave: Espaço privado
Espaço público
Documentário
Subjetividade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 27-Jun-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: STYCER, Clarissa Martins. Documentário dentro de casa: a projeção do interior. 2017. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cstycer.pdf818.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.