Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6888
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: "Where’s Rey?”: fãs, marketing e representação de gênero na franquia Star Wars
Author(s)/Inventor(s): Bezerra, Ana Luiza da Silva
Advisor: Burrowes, Patricia Cecilia
Abstract: Observa como o movimento feminista atua nos espaços sociais de fãs através da campanha online realizada por fãs de Star Wars que ficou conhecida como “Where’s Rey?”, onde fãs da franquia exigiam melhor representação de mulheres nos brinquedos da marca. O quadro teórico que embasa a análise assume a sociedade globalizada e altamente midiatizada da atualidade como contexto sociocultural onde fãs buscam colocar em prática conceitos de igualdade de gênero ao mesmo tempo em que interagem de maneira intensa com as marcas. Exploramos ainda como meninos e meninas adotam uma identidade de gênero e qual o papel das representações midiáticas neste processo uma vez que a campanha “Where’s Rey?” focou em itens que eram produzidos para crianças. Foram utilizados principalmente textos dos autores Henry Jenkins, David Buckingham, Carol Lynn Martin e Diane Ruble. Nossa pesquisa buscou avaliar de maneira qualitativa, através do método de análise de dados em pequena escala, as manifestações das pessoas que interagiram ativamente com a campanha na rede social Twitter. As informações foram coletadas entre os meses de Janeiro de 2015 e Junho de 2016 através da junção das técnicas de amostragem sistemática e de conveniência. Os resultados sugerem que apesar de ainda não ser uma prática recorrente, empresas e clientes se beneficiam quando igualdade de gênero é aplicada em seus produtos e comunicações.
Keywords: Marketing
Twitter
Redes sociais
Feminismo
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 15-Dec-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BEZERRA, Ana Luiza da Silva. “Where’s Rey?”: fãs, marketing e representação de gênero na franquia Star Wars. 2016. 128 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016
URI: http://hdl.handle.net/11422/6888
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Abezerra.pdf2,02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.