Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6888
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : "Where’s Rey?”: fãs, marketing e representação de gênero na franquia Star Wars
Autor(es)/Inventor(es): Bezerra, Ana Luiza da Silva
Tutor: Burrowes, Patricia Cecilia
Resumen: Observa como o movimento feminista atua nos espaços sociais de fãs através da campanha online realizada por fãs de Star Wars que ficou conhecida como “Where’s Rey?”, onde fãs da franquia exigiam melhor representação de mulheres nos brinquedos da marca. O quadro teórico que embasa a análise assume a sociedade globalizada e altamente midiatizada da atualidade como contexto sociocultural onde fãs buscam colocar em prática conceitos de igualdade de gênero ao mesmo tempo em que interagem de maneira intensa com as marcas. Exploramos ainda como meninos e meninas adotam uma identidade de gênero e qual o papel das representações midiáticas neste processo uma vez que a campanha “Where’s Rey?” focou em itens que eram produzidos para crianças. Foram utilizados principalmente textos dos autores Henry Jenkins, David Buckingham, Carol Lynn Martin e Diane Ruble. Nossa pesquisa buscou avaliar de maneira qualitativa, através do método de análise de dados em pequena escala, as manifestações das pessoas que interagiram ativamente com a campanha na rede social Twitter. As informações foram coletadas entre os meses de Janeiro de 2015 e Junho de 2016 através da junção das técnicas de amostragem sistemática e de conveniência. Os resultados sugerem que apesar de ainda não ser uma prática recorrente, empresas e clientes se beneficiam quando igualdade de gênero é aplicada em seus produtos e comunicações.
Materia: Marketing
Twitter
Redes sociais
Feminismo
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 15-dic-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : BEZERRA, Ana Luiza da Silva. “Where’s Rey?”: fãs, marketing e representação de gênero na franquia Star Wars. 2016. 128 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Abezerra.pdf2.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.