Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6891
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Freixo Prefeito 2016: a imagem do político-herói nas redes sociais digitais
Author(s)/Inventor(s): Duarte, Gisela
Advisor: Rett, Lucimara
Abstract: No momento histórico atual, as relações sociais se estabelecem predominantemente através de um fluxo de informações no meio digital. O presente trabalho observa como a imagem do político como herói foi construída, baseando-se nas redes sociais digitais. Contando com a Campanha de Marcelo Freixo para a prefeitura do Rio de Janeiro em 2016 como objeto de estudo, buscamos criar um material relevante tanto para a academia, perante a construção da narrativa da imagem de uma figura pública a partir da comunicação política, quanto para o marketing político, através de um estudo de caso real. Utilizando a análise da sociedade frente às redes sociais digitais de Manuell Castells e a conceituação do monomito de Joseph Campbell, nos debruçamos sobre as plataformas digitais de Freixo para analisar o uso do mito do herói na comunicação oficial de sua campanha. Como metodologia de trabalho, realizamos a análise de conteúdo sobre uma peça publicitária da própria campanha e de sua repercussão nas redes sociais digitais do candidato, além de uma série de entrevistas em profundidade com alguns assessores de sua equipe.
Keywords: Marketing político
Redes sociais
Campanha eleitoral
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 6-Dec-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: DUARTE, Gisela. Freixo Prefeito 2016: a imagem do político-herói nas redes sociais digitais. 2017. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GDuarte.pdf1,57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.