Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6891
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Freixo Prefeito 2016: a imagem do político-herói nas redes sociais digitais
Autor(es)/Inventor(es): Duarte, Gisela
Tutor: Rett, Lucimara
Resumen: No momento histórico atual, as relações sociais se estabelecem predominantemente através de um fluxo de informações no meio digital. O presente trabalho observa como a imagem do político como herói foi construída, baseando-se nas redes sociais digitais. Contando com a Campanha de Marcelo Freixo para a prefeitura do Rio de Janeiro em 2016 como objeto de estudo, buscamos criar um material relevante tanto para a academia, perante a construção da narrativa da imagem de uma figura pública a partir da comunicação política, quanto para o marketing político, através de um estudo de caso real. Utilizando a análise da sociedade frente às redes sociais digitais de Manuell Castells e a conceituação do monomito de Joseph Campbell, nos debruçamos sobre as plataformas digitais de Freixo para analisar o uso do mito do herói na comunicação oficial de sua campanha. Como metodologia de trabalho, realizamos a análise de conteúdo sobre uma peça publicitária da própria campanha e de sua repercussão nas redes sociais digitais do candidato, além de uma série de entrevistas em profundidade com alguns assessores de sua equipe.
Materia: Marketing político
Redes sociais
Campanha eleitoral
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 6-dic-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : DUARTE, Gisela. Freixo Prefeito 2016: a imagem do político-herói nas redes sociais digitais. 2017. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GDuarte.pdf1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.