Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6896
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Olhares sobre o tratamento dado à variação linguística em salas de aula do ensino básico
Author(s)/Inventor(s): Caputo, Debora Mazzeo
Advisor: Santos, William Soares dos
Abstract: Discute o Ensino de Português como língua materna, mais especificamente analisar o tratamento dado à variação linguística nos segmentos de ensino básico, apontando para algumas falhas do sistema pedagógico vigente, o qual trata a língua portuguesa como um instrumento pronto e singular, através de uma perspectiva exclusivamente prescritivista. Desta forma, observa-se que, por vezes, não se inclui na prática de ensino o estudo das diversas semioses linguísticas constituintes do Português brasileiro. Sendo assim, perpetua-se no sistema educacional, o distanciamento entre os discentes e o próprio objeto de estudo: o português como língua materna.
Keywords: Língua materna
Ensino e aprendizagem
Semiologia
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CAPUTO, Debora Mazzeo. Olhares sobre o tratamento dado à variação linguística em salas de aula do ensino básico. 2020. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras: Português – Italiano) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Letras - Italiano

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DMCaputo.pdf413,06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.