Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/6896
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Olhares sobre o tratamento dado à variação linguística em salas de aula do ensino básico |
Autor(es)/Inventor(es): | Caputo, Debora Mazzeo |
Tutor: | Santos, William Soares dos |
Resumen: | Discute o Ensino de Português como língua materna, mais especificamente analisar o tratamento dado à variação linguística nos segmentos de ensino básico, apontando para algumas falhas do sistema pedagógico vigente, o qual trata a língua portuguesa como um instrumento pronto e singular, através de uma perspectiva exclusivamente prescritivista. Desta forma, observa-se que, por vezes, não se inclui na prática de ensino o estudo das diversas semioses linguísticas constituintes do Português brasileiro. Sendo assim, perpetua-se no sistema educacional, o distanciamento entre os discentes e o próprio objeto de estudo: o português como língua materna. |
Materia: | Língua materna Ensino e aprendizagem Semiologia |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2020 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | CAPUTO, Debora Mazzeo. Olhares sobre o tratamento dado à variação linguística em salas de aula do ensino básico. 2020. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras: Português – Italiano) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Aparece en las colecciones: | Letras - Italiano |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DMCaputo.pdf | 413.06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.