Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/6896
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Olhares sobre o tratamento dado à variação linguística em salas de aula do ensino básico |
Autor(es)/Inventor(es): | Caputo, Debora Mazzeo |
Orientador: | Santos, William Soares dos |
Resumo: | Discute o Ensino de Português como língua materna, mais especificamente analisar o tratamento dado à variação linguística nos segmentos de ensino básico, apontando para algumas falhas do sistema pedagógico vigente, o qual trata a língua portuguesa como um instrumento pronto e singular, através de uma perspectiva exclusivamente prescritivista. Desta forma, observa-se que, por vezes, não se inclui na prática de ensino o estudo das diversas semioses linguísticas constituintes do Português brasileiro. Sendo assim, perpetua-se no sistema educacional, o distanciamento entre os discentes e o próprio objeto de estudo: o português como língua materna. |
Palavras-chave: | Língua materna Ensino e aprendizagem Semiologia |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2020 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | CAPUTO, Debora Mazzeo. Olhares sobre o tratamento dado à variação linguística em salas de aula do ensino básico. 2020. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras: Português – Italiano) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Aparece nas coleções: | Letras - Italiano |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DMCaputo.pdf | 413.06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.